Páginas

s

domingo, 18 de outubro de 2015

ALÉM DO BEM E DO MAL - Friedrich Nietzsche


Além do bem e do mal (1886) é uma das mais representativas – e portanto polêmicas – obras de Friedrich Nietzsche (1844-1900). Primeiro livro após Assim falou Zaratustra (1883-85), é, também, o primeiro da fase "destrutiva" do autor, que havia chegado à conclusão de que, para alcançar a verdade, todo pensador e todo artista precisa conspurcar o próprio ninho. Ou seja: em Além do bem e do mal, o filósofo-poeta (como foi por muitos chamado) coloca em xeque toda a filosofia ocidental praticada até a sua época. Segundo Nietzsche, toda ela é presa a preconceitos morais – sobretudo cristãos, que enfraqueceram o Ocidente. O pensador que veio para reinventar a filosofia afirmava que esta deveria refletir profundamente sobre o mundo à sua volta e se posicionar, custasse o que custasse, para além do bem e do mal.

>>Click aqui para ler Além do bem e do mal <<

6 comentários:

  1. Vou lendo pela primeira vez. Já mais suspeitaria que um alemão conseguisse "deitar a casa abaixo"(disserem da verdade naquela época seria o mesmo que se candidatar à guilhotina da "Santa Madre Igreja".

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li a obra.Mas pelo jeito, não concordo com o autor, pois a religião pode ajudar a humanizar, dependendo de como é usada.

    ResponderExcluir